Como ser mais produtivo na Era Digital

Estar ciente de nossos papeis e responsabilidades nessas vidas ocupadas e movidas digitalmente é um grande desafio para a maioria de nós.

 

Como equilibrarmos as demandas rotineiras de trabalho, conectarmos com tudo que está acessível virtualmente, preservarmos nossa saúde física e mental, e ainda desejarmos excelência em nossas carreiras?

 

Resultado de imagem para time is life

 

3 dicas para produtividade pessoal

 

Ser produtivo a nível pessoal vem naturalmente para alguns, mas, para muitos, deve – e pode – ser aprendido.
Você notará uma diferença depois de incorporar, mesmo que só uma das seguintes dicas em sua rotina.

 

1. Pense em qual “modo” você está em cada momento do dia.

 

Nem todas as horas do dia são tratadas igualmente. Como podemos otimizar cada parte do nosso dia para garantir que estamos fazendo o tipo de trabalho que é mais impactante naquele momento?

 

Eu sou uma pessoa que tem a mente mais focada na parte da manhã, então, fazer todo o meu trabalho de rotina, escrever e criar, geralmente, acontece nesta parte do dia.
Já, minha irmã, costuma fazer isso no fima da tarde, inicio da noite.

 

Todo mundo que eu conheço, que tem a consciência de seu modo e o respeita, trabalha muito mais efetivamente e com muito mais produtividade e facilidade.

 

Você pode se sentir hiper-focado, colaborativo ou cansado e desmotivado em diferentes pontos do seu dia, então pense sobre o tipo de trabalho que faz mais sentido fazer nestes determinados períodos.

 

2. Pare de ser um escravo de seus dispositivos digitais.

 

Como controlamos nossa dependência cada vez maior de nossos smartphones, que tendem a causar uma interrupção constante?
Não esteja constantemente a mercê de seu celular.
Desligue notificações para tudo e seja mais deliberado sobre como você gasta seu tempo – 99% do tempo não é uma emergência – especialmente quando se trata de mídia social.

 

Para reduzir a interrupção de nossos telefones em momentos críticos, sugerimos o Quality Time para bloquear aplicativos desnecessários em seu telefone em um momento predeterminado que você decidir. Ele divide a quantidade de tempo que você gasta em determinadas aplicações por dia, dando-lhe mais visibilidade sobre quais aplicativos você quer gastar menos tempo, como Facebook ou Instagram.

 

Outra sugestão mais direta é colocar o seu telefone no modo avião ou desligá-lo totalmente quando você está focando em uma determinada tarefa.

 

3. Divida os projetos em tarefas gerenciáveis.

 

A palavra projeto é pesada, por isso é importante dividir seu trabalho em tarefas menores, o que ajuda a evitar a procrastinação. Muitas vezes um projeto não é mais do que duas a três tarefas.
Existem várias plataformas de gerenciamento de tarefas simples que ajudam indivíduos e equipes priorizarem tarefas e fazê-las de forma rápida e eficaz – eu recomendo Trello ou Wunderlist.

 

Cuide dos projetos que você já está comprometido e aprenda a dizer NÃO cedo e muitas vezes.
Sim, aprender a dizer NÃO é bom para a produtividade.
Em uma época com uma quantidade astronômica de notificações, informações, tarefas e muito mais concorrentes para nossa atenção, precisamos ser criteriosos sobre nossas decisões quando se trata de quais projetos vamos nos comprometer.

 

Se você gostou do post, das dicas e quer continuar recebendo nosso conteúdo, vai aqui embaixo, dá um Like e Compartilhe com seus amigos e parentes nas suas redes sociais. Grande abraço e muito obrigado.

Compartilhe

Deixe uma resposta