O que é mindfulness? A revolução positiva da plenitude…

Mindfulness propõe uma nova de interação com qualquer coisa que aconteça na nossa vida de maneira mais consciente, aberta e gentil. Possibilita estar sobre controle das nossas reações e escolhas, uma maneira de viver e encarar a vida permitindo enfrentar desafios e demandas do dia a dia no trabalho, casa e até mesmo lidar com dor crônica stress e depressão. 

Resultado de imagem para mindfulness


A abordagem mindfulness é baseada na aceitação da nossa experiência e não na reação a experiência em si. Aceitando as condições naturais da vida criamos a habilidade de responder a essas condições de maneira mais criativa e funcional. Para fazermos isso precisamos aprender a estar conscientes (mindful) e atentos as nossas respostas e reações que é o que propões os treinamentos em mindfulness.


Sendo um treinamento que integra mente-corpo permite que as pessoas mudem a maneira que elas experiênciam seu dia a dia, mudando a maneira que elas pensam e sentem sobre as próprias experiências. A prática em si exige disciplina e perseverança, especialmente no mundo de hoje onde a impressão que se tem é que é difícil tempo para qualquer coisa.

Com a velocidade do mundo atual estamos cada vez desconectados de si mesmos, cheios de tarefas, obrigações, responsabilidades e pressões todas essas características do mundo atual levam as pessoas a um constante sentimento de opressão característico do considerado mal do século. Fazendo com que percamos um tempo precioso na visa, fazendo com que fiquemos presos a pensamentos negativos ou de origem ansiosa afetando nosso bem estar nos deixam sobrecarregados, exaustos e muitas vezes ansioso ou depressivo.

O treinamento em Mindfulness propõe uma volta a si mesmo, aumentando a consciência e atenção aos nossos atos, mudando a maneira como agimos, vivemos e nos relacionamos.


Mindfulness tem seu objetivo em aumentar o estar consciente e atento as experiências vividas, o aqui e agora. Este propósito é reconhecer e aceitar a realidade como ela for, sem a avaliação emocional, distorções mentais ou reagindo de maneira automática. Nossa atenção destreinada tem a tendência de buscar mais experiências positivas e evitar o que é experienciado como negativo (aversão).

Como sensações negativas estão, também, presentes na vida sendo parte inerente dela, essa busca automática e inconsciente pela sensação de prazer e felicidade, pode criar um estado persistente de infelicidade ou estresse  na relação em como as coisas são.


Geralmente nossos pensamentos viajam de maneira livre entre o passado e o futuro, muitas vezes ficando presas a sentimentos de preocupação futura, remoendo situações passadas, sentimentos de culpa entre outros.
O objetivo dos programas de Mindfulness é libertar as pessoas do condicionamento automático dos padrões mentais (cognitivos).

​O propósito da meditação Mindfulness é nos libertar do padrão de respostas automáticas que fazemos sem estarmos atentos. Fazendo com que fiquemos mais atentos e conscientes dos hábitos que determinam nossa maneira de se comportar e de se relacionar com o mundo. Exercícios de meditação permitem que possamos fazer uma relação entre nossos pensamentos, emoções e opiniões de maneira mais flexível e racional.

O treino intencional da atenção permite que possamos usar determinadas técnicas para nos mantermos centrados e focados, levando a consciência de que pensamentos, emoções e respostas corporais muitas vezes são ativados de modo inconsciente, através da maneira natural da nossa mente operar através de pensamentos incessantes muitas vezes remoendo coisas do passado ou projeções futuras.

Mindfulness significa mudar os padrões de comportamento e respostas que estamos acostumados e começar a viver uma vida mais centrada no presente e na real sensação que nos acomete, de modo aberto, gentil e com aceitação. Uma série de exercícios o ajudam nisso.


Mindfulness ensina a como dar atenção ao que é positivo e belo na vida mesmo em situações estressantes que comumente fazem parte do nosso dia a dia. E ver as mesmas coisas com um olhar diferente, uma atitude que leva a apreciação das simples coisas da vida.

Mindfulness não nos ensina a evitar as situações e sim estar onde quer que estejamos nesse exato momento independente de experienciarmos sensações de prazer ou desprazer – BE HERE!

Um pequeno exercício de Mindfulness:


Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos.
Faça isso 3 vezes ao dia:

 

1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estomago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.

 

2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modifica-la, apenas tome nota da sua sensação.
3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado”  ou “Há agitação”. Não tente modifica-la, aceite-a.
4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você esta as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

 

 

 

Fonte: Iniciativa Mindfulness

Compartilhe

Deixe uma resposta